Blog

Você conhece todos os benefícios do café? Descubra agora!

25 de maio
Café, uma das bebidas mais tradicionais do Brasil. Já foi o produto mais exportado do país, e é um dos mais consumidos no mundo. O hábito de tomar café moderado (de 4 a 5 xícaras de 50 ml por dia), não oferece riscos ao organismo, ao contrário, proporciona diversos benefícios. 
 
Devido a sua riqueza nutricional, a cafeína, famosa por seu efeito estimulante, também contém alta concentração de polifenóis – antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres, que prejudicam o equilíbrio celular.
 
Segundo recentes descobertas científicas, o café tem diversas propriedades que contribuem para a prevenção de doenças e promoção do bem-estar. Confira a seguir:
 
Aumenta a expectativa de vida
Os pesquisadores da International Agency for Research on Cancer e do Imperial College de Londres descobriram que o grupo que consumia a bebida diariamente estava associado a um risco menor de morte por qualquer causa – principalmente por doenças dos sistemas circulatório e digestivo.
 
Diminui o risco de depressão
Estudos da Harvard School of Public Health apontam um efeito antidepressivo natural, é ativo quando há o consumo da cafeína. O processo deve ser ao estímulo que causa no sistema nervoso central, capaz de aumentar a produção dos neurotransmissores cerebrais como noradrenalina, dopamina e serotonina – os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar.
 
Fortalece a memória
Duas xícaras diárias de café podem trazer benefícios para a memória. Em um estudo, voluntários que tomaram cápsulas de cafeína tiveram um melhor desempenho nos experimentos de memória do que os que ingeriram placebo, levando os cientistas a concluírem que a cafeína tem um efeito positivo em nossa memória de longo prazo, tornando-a mais resistente ao esquecimento.
 
Fortalece o coração
Beber uma ou duas xícaras de café diariamente ajuda a proteger contra a insuficiência cardíaca em até 11%. Os benefícios protetores do café parecem atingir o pico no consumo de 4 xícaras por dia e diminuem lentamente à medida que mais bebida é consumida.
 
Diminui o diabetes
O consumo do café está associado a uma menor incidência de diabetes mellitus tipo 2, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes. A maior pesquisa aferiu uma redução no risco da doença em até 35%. O consumo de 2 xícaras da bebida por dia já apresentou benefícios e, conforme se aumentou a ingestão (até 6 xícaras), menor foi a incidência. Tudo indica que as propriedades antioxidantes do café podem trazer benefícios para o metabolismo da glicose, desde que ingerido moderadamente.
 
Acelera o metabolismo e queima calorias
A cafeína é uma das poucas substâncias naturais que ajudam a queimar calorias. Ela pode aumentar especificamente a queima de gordura por meio da ativação do sistema nervoso simpático (SNS) e oxidação lipídica. O processo aumenta os níveis de adrenalina no sangue, e, assim, quebra as células de gordura, liberando-as no sangue como ácidos graxos livres. O que influencia na atividade física, melhorando a performance nos exercícios. 
 
E que tal vir praticar as suas atividades na academia Bohrer Sports?! Possuímos uma ampla variedade de modalidades. Aqui você encontra a que mais combina com o seu estilo.
 
Além disso, estamos respeitando todas as orientações dos órgãos de saúde para proporcionar aos alunos segurança e saúde durante este período de Pandemia. Confira como a atividade física fortalece o seu sistema imunológico!
 
Nossos canais de atendimento seguem a disposição para possíveis dúvidas e sugestões:
(54) 3027.3057 - (54) 9 9114.7427
 
Voltar

Parceiros

Olá, como podemos ajudá-lo?