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Por que é importante manter-se hidratado em dias quentes?

16 de dezembro

Você sabia que o corpo de um adulto é composto por 80% de água? Sim, e este número revela o quanto é importante manter uma hidratação de qualidade, ainda mais durante os dias quentes do ano.

No verão, a perda de líquidos diária é maior do que o normal, por isso requer uma atenção especial. Manter a reposição de dois litros diários de água é o mais recomendado por médicos e pode, até mesmo, não ser suficiente nos dias de calor intenso.

Nossos corpos possuem uma função chamada “termorregulação”: a capacidade de equilibrar a temperatura interna do organismo com a temperatura externa do meio onde a pessoa se encontra. Essa função é de extrema importância para o funcionamento estável do organismo, não permitindo que o corpo superaqueça e exceda os 37ºC, e nem que resfrie e vá abaixo dos 36ºC.

Tendo em vista essa questão, nos dias quentes, a temperatura externa ao corpo sobe consideravelmente, fazendo com que o corpo precise se resfriar mais para manter o equilíbrio, para isso ocorre a transpiração, que consiste na eliminação da água interna do corpo em grande quantidade, ou seja, quanto mais quente está o ambiente, mais o corpo transpira. Por isso, é tão importante você se manter hidratado no verão, repondo a água que o corpo elimina para manter a temperatura adequada no organismo.

Pensando nisso, elencamos algumas opções de líquidos e alimentos para você inserir nos seus dias a fim de se manter hidratado, confira!

- Chás gelados e frutas in natura;

- Sucos por possuírem vitaminas e minerais, entretanto, não utilize como substituo da água, pois o açúcar das frutas pode facilitar o ganho de peso;

- Em locais como na praia, aproveite para tomar água de coco, além de hidratar, repõe os sais minerais;

- Evite refrigerantes e suco artificiais como substitutos da água, pois são ricos em açúcares, sódio e aditivos químicos;

- Para atividades físicas de curta duração (menos de 60 minutos), de baixa a moderada intensidade, beba água antes, durante e após o exercício;

- Evite bebidas alcoólicas no dia anterior à prática de exercícios físicos, pois elas elevam a possibilidade de desidratação;

- Capriche na ingestão de frutas e vegetais diariamente, pois ambos contêm altos níveis de água e são fonte de potássio e de nutrientes;

- Tenha sempre em mãos ou próximo de você uma garrafa com água.

Agora basta você não esquecer dessa querida amiga chamada água entre outros potenciais alimentos e líquidos para hidratar-se com frequência.

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