Blog

Outubro Rosa: prevenir é o melhor tratamento!

01 de outubro
Mês chega para fortalecer o combate ao câncer de mama e a Bohrer Sports apoia essa causa.
 
Você sabia que todos os anos, mais de 60 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama no Brasil? E essa doença, que tem como caraterística atingir mulheres entre 40 a 70 anos de idade, pode revelar um diagnóstico que muitas vezes é fatal.
 
Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2020 já são 66.280 novos casos de mulheres com câncer de mama no Brasil.
 
Em um contexto mais amplo, isto é, no mundo todo, o câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge as mulheres, sendo a maior causa de morte entre elas. E o Outubro Rosa chega para contribuir na mudança deste cenário, pois se trata de uma campanha que visa a prevenção e conscientização de mulheres, mas principalmente de todas as pessoas para este assunto.
 
Já são anos que este movimento faz parte da nossa realidade, criado ainda na década de 90, foi adotado o laço rosa através da Fundação Susan G. Komen for the Cure nos Estados Unidos, traduzindo o significado de uma luta delicada, mas muito forte.
 
Agora, se você adotar hábitos saudáveis o quanto antes, pode também contribuir para a mudança deste cenário.
 
Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão ajudar você, confira:
 
Adote uma dieta saudável
Uma boa alimentação, balanceada, completa e rica em nutrientes e vitaminas, contribui para uma saúde em perfeito estado. Ao adquirir estes hábitos, você estará colaborando com a sua própria saúde, pois uma dieta balanceada ajuda no controle do peso e evita a obesidade, sabendo que o sobrepeso é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama, principalmente após a menopausa.
 
Faça atividades físicas diárias
Os exercícios físicos são muito importantes para uma boa saúde e para evitar uma série de doenças, inclusive o câncer de mama. Como a obesidade é um fator de risco para o desenvolvimento da saúde, ao praticar atividades, você estará no caminho certo. Mexa-se sempre que puder. 
 
Faça exames de mamografia anualmente
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e as Sociedades Brasileiras de Cancerologia e Mastologia orientam que toda mulher depois dos 40 anos precisa fazer o exame de mamografia anualmente. É importante que você siga essas orientações e faça anualmente o exame, pois quanto mais cedo for o diagnóstico, melhor será para você.
 
Conheça também os sinais de alerta
O sintoma mais comum, normalmente, começa a partir do aparecimento de um nódulo endurecido. Podendo surgir também, linfonodos palpáveis na axila. 
 
Saiba que você pode realizar pequenos testes em casa para conferir como está o local, apalpando a região da axila com o braço levantado. Você também pode perceber alteração na região das mamas das seguintes formas:
 
- Desvio ou inversão do mamilo,
- Alteração na assimetria da mama,
- Alteração na cor do mamilo,
- Vermelhidão da mama ou do mamilo,
- Secreção transparente, rosada ou avermelhada.
 
Lembre-se sempre: essa é uma doença silenciosa, por isso estes sintomas e sinais precisam ser investigados pelo seu médico de confiança. Somente ele é capaz de dar um diagnóstico correto.
 
A Bohrer Sports abraça essa causa junto com você! 
Essa é uma luta de todos nós!! 
Voltar

Parceiros

Olá, como podemos ajudá-lo?