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Outubro Rosa: atividade física é uma aliada na prevenção ao câncer de mama

01 de outubro
Um artigo publicado na revista Nature apontou que, em 2015, mais de duas mil mulheres brasileiras vítimas do câncer de mama, poderiam ter sido salvas se praticassem, ao menos, 30 minutos de atividades físicas por dia. O estudo, realizado com o apoio do Ministério da Saúde, reforça a importância da adoção de hábitos saudáveis na prevenção da doença.
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que o ideal é praticar 30 minutos de atividades físicas, cinco vezes por semana (150 minutos ao todo). Ou seja, exercitar-se por menos de uma hora por dia é capaz de aumentar a qualidade de vida da população e prevenir doenças como o câncer de mama.
 
Segundo a pesquisa, a prática regular de atividades físicas também melhora o metabolismo de alguns hormônios relacionados aos tumores mamários, o que pode evitar e até melhorar o quadro de uma paciente com a doença. Ainda de acordo com o estudo, 6,5% dos óbitos por câncer de mama são atribuídos ao uso de álcool, alto índice de massa corporal e dieta rica em açúcar.
 
Inserir os exercícios físicos em sua rotina não é difícil. Confira algumas dicas:
 
Faça pequenas caminhadas: se você trabalha em um local próximo da sua casa, por que não fazer o seu deslocamento a pé? Caminhadas de até 30 minutos por dia são capazes de fortalecer os músculos e os ossos, além de aliviar a ansiedade e o estresse. Por isso, sempre que possível, caminhe! Por mais que seja simples, essa atividade traz muitos benefícios para a sua saúde!
 
Faça pequenas tarefas domésticas no dia a dia: espante a preguiça! A sua casa pode ser o local perfeito para você se movimentar a partir de atividades domésticas. Cortar a grama, varrer a casa e fazer faxina movimentam o corpo e, é claro, fazem bem para ele!
 
Não deixe a diversão de lado: quem canta seus males espanta, não é mesmo? O bom humor é fundamental para a rotina! Por isso, se você gosta de dançar, mexa-se ao som das suas músicas favoritas diariamente! A dança favorece a perda de calorias, tonifica os músculos e combate a depressão!
 
Olho no prato: lembre-se de que a alimentação saudável, associada à prática regular de atividades físicas, desempenha um papel fundamental para o seu bem-estar! Por isso, faça refeições equilibradas. Evite o excesso de gorduras e invista em cereais integrais, frutas, verduras e legumes!
 
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