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Diga adeus ao sedentarismo: entenda a importância da atividade física para o seu corpo

09 de outubro
No mundo inteiro, o sedentarismo é o responsável pela alta taxa de mortalidade, ganhando até mesmo do tabagismo.
 
Isso acontece porque o sedentarismo faz com que a pessoa passe a não exercitar o corpo da forma que deveria, ocasionando em uma série de problemas de saúde como doenças cardíacas, AVC (Acidente Vascular Cerebral), diabetes, depressão, ansiedade, obesidade, pressão alta e aumento do risco de câncer de mama e cólon.
 
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os dados são assustadores e impressionantes. Ainda em 2018, cerca de 40,4% dos homens e 53,3% das mulheres eram sedentários e o Brasil era considerado o país cujo maior percentual de sedentários existia, estando à frente, inclusive dos EUA. 
 
Na América Latina, o país brasileiro é considerado o que mais possui sedentários. Infelizmente estes dados não deixaram de fazer parte da nossa realidade.
 
Mas saiba que você pode mudar esse cenário. Basta adotar um estilo de vida saudável, incluindo mais atividades físicas na sua rotina. Os benefícios dessas atividades para a saúde estão bem estabelecidos e incluem menor risco das doenças mencionadas anteriormente.
 
Agora, vale prestar atenção: se você está inativo há um bom tempo, você precisa de acompanhamento médico ou iniciar com muita calma.
 
Separamos algumas dicas para você abandonar de vez o sedentarismo! Confira:
 
Adicione caminhadas leves no seu dia a dia
A caminhada é uma excelente atividade física para você iniciar a sua nova jornada. Além de ser um tipo de exercício de baixa intensidade, é ótima para qualquer pessoa que deseja abandonar o sedentarismo e quer adotar uma prática saudável e de fácil realização.
 
Caminhar por, pelo menos, 15 a 30 minutos por dia pode melhorar suas condições gerais de saúde e fazer com que você viva mais.
 
Troque o elevador do seu apartamento pelas escadas
Você sabia que realizar pequenos percursos a pé no seu dia, como ir fazer compras, melhoram a sua saúde? Isso mesmo, ao sair, prefira utilizar as escadas ao invés do elevador e contribua para a melhora da sua saúde.
 
Prefira realizar atividades de fortalecimento muscular na academia
Fortalecer os músculos do seu corpo é extremamente importante, não só para a saúde dos músculos e dos ossos, como contribui para você ter mais saúde durante a vida. Esses exercícios tornam você mais resistente a pequenas lesões que podem eventualmente acontecer. 
 
Para combater o sedentarismo, de acordo com a OMS, é recomendado 150 minutos de atividade de intensidade moderada por semana. Logo, podem ser feitos 30 minutos de atividade física em cinco ou mais dias por semana.
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