Blog

Como funciona o sistema de graduação do Muay Thai?

01 de dezembro
O Muay Thai é uma arte marcial vinda da Tailândia e que faz um sucesso absurdo aqui no Brasil. A luta consiste em disciplina física e mental, combinando punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés. E você sabia que há um sistema de graduação dentro do Muay Thai?
 
É isso que vamos falar no blog da Bohrer! Venha entender mais sobre esse esporte que cativa tantos brasileiros, disponível também em nossa academia, e como subir na classificação! 
 
Continue a leitura!
 
A história do Muay Thai: como funciona este esporte? 
O Muay Thai, também conhecido como boxe tailandês, é uma luta milenar que começou há cerca de dois mil anos, com diferentes versões sobre sua origem, até mesmo sendo confundida com a origem da população tailandesa. O esporte foi se desenvolvendo dentro da Tailândia, abrindo portas para o público masculino, feminino e infantil, e sendo levado para diferentes lugares do globo.
 
Por essa grande abrangência, o esporte é muito procurado. O Muay Thai tem aulas e treinamentos voltados para disciplina, postura e autocontrole através de sucessões de golpes. A luta é parecida com o kickboxing, e pode ser definida com ataques feitos com os punhos, cotovelos, joelhos e pés e defesa realizada por movimentos de bloqueio. 
 
A rotina de treinos da Tailândia é bastante diferente daqui do Brasil, por exemplo. O Muay Thai precisa de um ambiente especial para a prática, com sacos de pancadas e thai pad. Para a prática do Muay Thai, é essencial o uso de luvas, de preferência com bandagens, para proteger os dedos, mãos e punhos. Para quem está começando, caneleiras são muito bem vindas! Já no ringue, o praticante de Muay Thai precisa usar protetor bucal, cotoveleira e capacetes, a depender do tipo de treino. 
 
Junto disso, o atleta também tem um kruang, uma corda trançada que é amarrada ao braço, com diferentes cores, demonstrando o nível de graduação. Que tal conhecer esse sistema de cores, definido pela Confederação Brasileira de Muay Thai?
 
Como funciona o sistema de graduação do Muay Thai
Aqui na Bohrer Sports, realizamos o sistema de graduação conforme a CBMT, que possui uma classificação já estipulada no Brasil. Para a troca de kruang, a corda trançada, é necessário que o aluno tenha uma frequência mínima de 70% das aulas em um período de 3 meses.
 
A graduação dos praticantes é apresentada desta forma: 
Khan Nueng: corda branca para iniciantes;
Khan Song: corda amarela para iniciantes;
Khan Sam: corda amarela para iniciantes;
Khan Sih: corda verde para iniciantes;
Khan Hah: corda verde e branca para nível intermediário;
Khan Hok: corda azul para nível intermediário;
Khan Jed: corda azul e branca para nível intermediário;
Khan Pad: corda marrom para nível avançado;
Khan Kaoh: corda marrom e branca para nível avançado;
Khan Sib: corda vermelha para nível avançado.
 
Já para instrutores, professores e mestres, a ordem é a seguinte:
Khan Sib Ed: corda vermelha e branca para instrutor em treinamento (Kru Fueng Sorn); 
Khan Sib Song: corda preta para professor (Kru Puh Chuay);
Khan Sib Sam: corda preta e branca para professor (Kru);
Khan Sib Sih: corda prateada para mestre (Arjarn); Prata Mestre (Arjarn)
Khan Sib Hah: corda dourada para grão-mestre (Arjarn Yai);
Khan Sib Hok: corda dourada e prateada para grão-mestre honorário (Por Ra Ma Jarn).
 
A CBMT, Confederação Brasileira de Muay Thai, estipula regras rígidas para competições do esporte, buscando respeitar as diferenças de  faixas-etárias, sexos e grau de experiência de seus lutadores, visto pela sua graduação. 
 
A adoção da graduação é essencial para o lutador reconhecer seu nível e garantir sua integridade física. Mas, além disso tudo, o Muay Thai ainda envolve uma série de benefícios! Veja abaixo:
 
Benefícios do Muay Thai
Agora que você já conhece o funcionamento do Muay Thai, é interessante entender todas as vantagens que a prática do esporte pode trazer para a sua vida! Um dos pontos que mais chama atenção é o alto gasto calórico e aceleração do metabolismo, podendo chegar a perda de 900 calorias, dependendo da intensidade do treino. 
 
Treinar Muay Thai aprimora reflexos e a concentração, aumenta a flexibilidade e resistência, alivia o estresse, melhora o condicionamento físico e trabalha o autocontrole, postura e disciplina. Além disso, a luta também ensina a defesa pessoal e ajuda na construção da autoestima. 
 
Para quem busca adicionar esses fatores na rotina, o Muay Thai é o exercício ideal. Mas, para praticá-lo, fica o aviso: faça uma avaliação médica para ver se você está apto para a atividade. No geral, o Muay Thai é indicado para todos que querem trabalhar todo o corpo! 
 
Agora, onde encontrar as melhores aulas de Muay Thai? Na Bohrer Sports, trabalhamos a luta com o sistema de graduação que você acabou de conhecer, com professores altamente qualificados e um ambiente propício para a prática da modalidade, contando com equipamentos de qualidade. 
 
Venha conhecer uma das nossas aulas mais procuradas e aproveite o melhor do Muay Thai! Entre em contato conosco clicando aqui e saiba mais.
Voltar

Parceiros

Olá, como podemos ajudá-lo?