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Café antes do treino vai bem? Conheça 4 benefícios da bebida

27 de setembro
Diariamente, milhões de brasileiros saem cedo de suas casas para uma rotina repleta de afazeres. Não sem antes, é claro, recarregar as energias com uma poderosa xícara de café! Puro, com leite, coado à moda antiga ou preparado em modernas cafeteiras, não há quem resista a ele, não é mesmo?
 
O Brasil é o maior produtor e exportador de café do planeta. Em 2020, o país produziu 63,1 milhões de sacas do grão, o equivalente a 3,7 toneladas de café. No primeiro trimestre de 2021, mais de 11 milhões de sacas foram exportadas, segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafe). 
 
Outro ponto importante se refere ao consumo de café pela população brasileira. Em 2020, cada habitante consumiu, em média, 826 xícaras da bebida (cerca de 2 xícaras por dia) e gastou R $ 127,20 com o produto. Os dados são da Euromonitor International.
 
Números como esses reforçam a paixão nacional pela bebida e a importância do produto para a economia do país. Neste artigo, você vai descobrir se o café antes do treino vai bem e 4 de seus diversos benefícios!
 
Café antes do treino vai bem?
Sim, o café pode ser uma excelente pedida antes do treino! E nós te explicamos porquê!
 
O café é um estimulante natural. Assim, é capaz de fornecer energia imediata ao corpo humano e uma série de outros benefícios ao metabolismo. A cafeína, substância presente na bebida, auxilia tanto em treinos aeróbicos quanto anaeróbicos e afastam, por exemplo, a sensação de fadiga.
 
Especialistas apontam que, de fato, o café é capaz de melhorar o desempenho durante atividades físicas. A bebida é rapidamente absorvida pelo trato gastrointestinal e, entre 15 e 45 minutos, atinge o pico de concentração no sangue.
 
O ideal é que o café seja consumido entre 30 minutos e uma hora antes do início do treino.
 
Benefícios do café
Agora que você já sabe que o café antes do treino vai bem, confira, em detalhes, 4 benefícios que o consumo da bebida garante a você:
 
1) Auxilia no emagrecimento
O café acelera o metabolismo, facilita a queima de gordura e diminuição do apetite. Um estudo divulgado pelo Jornal Internacional de Nutrição Esportiva e no Jornal Escandinavo de Medicina e Ciência no Esporte apontou que a queima de gordura ocorre devido à ativação do sistema nervoso simpático e à oxidação lipídica. A cafeína aumenta o nível de adrenalina no sangue, dilui como células de gordura e como libera na corrente sanguínea.
 
2) Idade como um estimulante cerebral
O café possui propriedades que estimulam o sistema nervoso central. Não é à toa que a bebida é considerada energética! Suas propriedades combatem o sono e o cansaço e melhoram a atenção e a concentração. Com o organismo ativo, é possível aprender mais, ter energia e adquirir resistência ao esforço físico. Incrível, né?
 
3) Diminui o acúmulo de gorduras
A bebida possui efeito antioxidante. Essa característica aponta o potencial que o café tem em diminuir o acúmulo de gorduras saturadas, evidência apontada em diferentes estudos científicos. Somado a isso, o café reduz a resistência à insulina. Fatores como esses minimizam os riscos de um acidente vascular cerebral (AVC). 
 
4) Melhora o funcionamento do intestino
O consumo regular de café estimula a liberação da bile no intestino por parte da vesícula. Somado a isso, uma bebida facilita a liberação de um hormônio que estimula o intestino grosso para realizar os movimentos gástricos. Assim, é mais fácil eliminar os resíduos do organismo.
 
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Em agosto de 2021, inauguramos o Mocca Café Bohrer Sports! Nossos alunos podem se deliciar com diversas opções de lanches fit, chás e, é claro, cafés! Tudo para deixar o pré ou o pós-treino mais saboroso! 
 
O Mocca Café Bohrer Sports funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 20h30, e aos sábados, das 8h às 18h. Para conhecer mais da nossa estrutura, clique aqui .
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