Blog

Outubro rosa, nós apoiamos essa causa!

05 de outubro

O movimento Outubro Rosa, como é conhecido hoje, nasceu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data tem como objetivo compartilhar informações sobre a doença, promover a conscientização e proporcionar um maior acesso aos serviços de diagnóstico, prevenção e de tratamento, e contribuir para a redução da taxa de mortalidade.

A cada ano o movimento vem ganhando mais força e hoje já tem uma visibilidade mundial. O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades: o rosa. Durante o período, monumentos por todo o país se iluminam com essa mesma cor.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, as mulheres, acima de 35 anos, são o principal alvo. Como método de prevenção, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) orienta que todas as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas. Lembrando que não há uma técnica específica para a auto palpação e deve se valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mamárias durante o toque.

De acordo com o instituto, há elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro.

Prevenir é um ato de amor, se toque, faça exames e se proteja!

 

Voltar

Parceiros

Olá, como podemos ajudá-lo?