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Dica: alimentos que potencializam a sua produtividade diária

28 de maio
Se manter produtivo todo o dia é difícil, pois compreende a uma grande quantidade de fatores como rotina, clima, bom descanso, estresse do trabalho, enfim. Mas um elemento que faz toda a diferença no cotidiano é a alimentação. 
 
Existem alimentos que possuem nutrientes específicos para o nosso dia a dia e que devem ser consumidos por todos. A glicose, por exemplo, é o principal combustível para o bom funcionamento do cérebro. 
 
De maneira geral, alimentos ricos em proteínas magras, gorduras saudáveis e fibras são escolhas certeiras, pois são de fácil digestão e não provocam picos de insulina no corpo. Com isso, prolongam a energia e a sensação de saciedade por mais tempo. Além de aumentarem a concentração, o bom humor, a motivação e a capacidade cognitiva, eles ainda reduzem o cansaço, a ansiedade, o estresse e a irritabilidade. 
 
Para lhe ajudar a como preparar a sua refeição, desenvolvemos uma lista com alguns alimentos que fazem toda a diferença e lhe auxiliam para manter a produtividade. Veja! 
 
Oleaginosas
Nozes, castanhas, amêndoas e avelãs, entre outras oleaginosas, são ricas em proteínas, antioxidantes, ácidos graxos (ômegas 3 e 6), vitaminas E e B6 e em outros nutrientes importantes para a saúde cognitiva. Apesar de calóricas, elas ajudam a controlar o apetite. Por isso, seu consumo moderado é mais do que indicado.
 
Peixes
Os peixes são fonte de ômega 3 e proteínas de alto valor biológico, que carregam os aminoácidos essenciais para o organismo funcionar em sua forma mais plena. Por isso, seu consumo protege o coração e cérebro.
 
Além disso, são ricos em vitaminas do Complexo B, capazes de aumentar os níveis de energia. Tudo isso colabora para a melhora da memória, da capacidade de concentração e do raciocínio.
 
Brócolis
Reconhecido como um dos alimentos medicinais mais potentes, esse vegetal é rico em ácido fólico e em vitamina K, que ajudam a prevenir doenças degenerativas e mantêm o cérebro ativo durante o processo de envelhecimento.
 
Café
Como já falamos do café no blog: você conhece todos os benefícios do café? descubra agora! A bebida é uma grande estimulante, graças à cafeína, que atua como antioxidante. Entretanto, é preciso moderação. Mantenha-se dentro do limite e dê preferência para o café sem açúcar.
 
Frutas vermelhas
As frutas vermelhas são ricas em antocianina (pigmentos que dão cor), vitamina C e ácido elágico, que tem ação antioxidante. Para reduzir o cansaço, estimular as conexões cerebrais e aprimorar a memória, inclua morangos, amoras, framboesas e mirtilos.
 
Banana
Aliada no combate ao colesterol alto, a banana é rica em potássio, fibras e vitamina B6. Outro destaque é o magnésio, que tem relação direta com a diminuição dos níveis de cortisol (conhecido como o hormônio do estresse). Além disso, sua ingestão aumenta a produção de adiponectina, hormônio que atua na captação de glicose e ajuda a equilibrá-la no sangue.
 
Associando a estes alimentos, o consumo de água, uma rotina de exercícios físicos e uma boa noite de sono, já ajudam a você produzir mais e ficar mais ativo durante o seu dia.
 
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