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3 Dicas de cuidados essenciais com a saúde mental enquanto trabalha em casa

22 de maio
Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o novo Coronavírus oficialmente como uma Pandemia, milhões de pessoas no mundo todo tiveram que lidar com sentimentos desafiadores como a angústia, o medo e a incerteza. 
 
Medidas como a de isolamento social foram e estão sendo recomendadas para conter a propagação do vírus. 
 
Hoje, diversos trabalhadores seguem suas atividades reclusos, e de forma remota. Há dias estão confinadas em seus lares, pedem comida e outros serviços delivery, mantêm contato com familiares e amigos à distância e até se exercitam dentro de casa. E é justamente toda essa mudança de rotina, aliada à incerteza do cenário atual e ao confinamento, que podem atrapalhar a saúde mental, dando espaço para o estresse, a ansiedade e a insônia, por exemplo.
 
Encontrar meios de contenção da ansiedade pode não só ajudar a manter a saúde mental, como também permite que você esteja apto a agir com foco, discernimento e criatividade diante do dia a dia do home office. 
 
Estar atento a pensamentos negativos, alterações do sono, na alimentação pode ser um método de indicar que, talvez, você esteja passando por um mal momento. 
 
Pensando nisso, preparamos 3 dicas fáceis e tranquilas para você realizar consigo mesmo, ou com algum membro da sua família que esteja atravessando um período de dificuldade. Confira:
 
Mantenha a Rotina
Parece simples e fácil, mas é mesmo. Manter a rotina de horários, pausas do trabalho, exercícios, deveres da casa são situações que ajudam na saúde mental neste momento. Até mesmo tirar o pijama auxilia na hora de focar nas atividades diárias. Não se esqueça de criar momentos de lazer e de descanso.
 
Excesso de informações 
O momento da Pandemia é único para todo o mundo e muitas notícias vão surgindo durante o dia, devido a gravidade da doença. Há diversos falecimentos e ficar ligado o tempo todo na TV pode piorar. Com o excesso de informações negativas, podemos ficar mal e isso prejudica a saúde mental. Procure ler um livro, ver uma série divertida, veja vídeos na internet, desligue a TV. Até mesmo grupos nas redes sociais podem influenciar na situação, então silencie, ou saia do grupo. Manter o filtro nas informações que você recebe, é essencial. 
 
Tenha cuidado com o seu corpo
Mesmo estando em casa, devemos nos manter ativos e saudáveis. Se você já praticava algum exercício antes de entrar na quarentena, procure realizar treinos, ou atividades relacionadas a isso. O treino ajuda na distração, na saúde e em se manter positivo com tudo que está acontecendo.
 
Mas ainda mais importante, não se isole inteiramente. Mantenha contato com amigos, família e parentes através de aplicativos de vídeo, redes sociais, ligações. Mesmo sem poder abraçar e sentir o calor humano, ver e ouvir pode fazer muita diferença. 
 
Outra dica importante é se você está sentindo que o momento difícil não está passando, procure a ajuda de profissionais da saúde. Há diversos psicólogos e psiquiatras que estão atendendo virtualmente e de graça. Não passe esse período sozinho. 
 
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